O Poodle Caramelo é uma variação da raça Poodle com caramelo. Geralmente, o cãozinho é de porte pequeno, com os pelos encaracoladinhos, assim como seus irmãos Poodles.
Hoje, nós do Viva Poodle, preparamos um conteúdo completo para você saber tudo sobre o Poodle Caramelo. Está preparado para conhecer esse “pacotinho” de fofura?
Origem do Poodle caramelo
O Poodle caramelo, também conhecido como Poodle Teacup (xícara de chá), é a menor variação de Poodle. Isso porque, o cãozinho é ainda menor que o Poodle Toy. Essa variação do Poodle ainda não tem sua raça reconhecida, por ser um cãozinho híbrido bastante recente.
O Poodle é com certeza um dos cães mais famosos e queridos do mundo, que se originou na Alemanha para ser cães de caça. Atualmente, eles são bastante conhecidos como um excelente cão de companhia e melhor amigo do homem.
A variação do Poodle Caramelo surgiu a partir do Poodle Toy e o também chamado Teacup, tem cerca de 22 cm de altura e 2,5 kg. Sendo portanto, uma das raças preferidas para aqueles que possuem pouco espaço em casa e não abrem mão de um cãozinho para alegrar a vida.
Características do Poodle Caramelo
O Poodle Caramelo é muito parecido com o Poodle Toy. Isso porque, ambas as raças têm focinhos longos, olhos redondos, orelhas peludas e uma pelagem encaracolada de camada única que não cai com muita frequência.
Por ser uma raça de pequeno porte, o Poodle Caramelo, geralmente nasce em ninhada de um a dois, mas é possível que haja mais filhotes. No geral, o que os diferencia do Poodle Toy é o tamanho. Mas, eles continuam sendo cães extremamente dóceis, elegantes, atentos e felizes.
Com pelagem ondulada e grossa, o Poodle Caramelo se parece muito com esse ursinho de pelúcia. Além disso, eles possuem olhos pequenos e orelhas caídas e peludas. Fofos demais, né?
Temperamento da raça
O temperamento do Poodle Caramelo é muito semelhante ao do Poodle Toy. Eles são extremamente amorosos e são ótimos cães de companhia para todos, adultos, crianças e idosos.
Eles se adaptam bem a muitos tipos de ambientes diferentes graças ao seu tamanho. Desse modo, eles se saem bem tanto em ambientes mais pequenos como apartamentos, quanto no campo.
O Poodle Caramelo não precisa de muito exercício, mas a raça fica entediada com facilidade e não gosta de ficar sozinho. Desse modo, caso fiquem sozinhos por muito tempo, eles desenvolvem ansiedade de separação e podem até destruir coisas.
Por isso, caso você precise ficar longe por muito tempo, o ideal é que invista em um adestramento para seu cãozinho.
Saúde e expectativa de vida do Poodle Caramelo
A expectativa de vida de um Poodle Caramelo é relativamente longa. Isso porque, estima-se que eles vivam entre 12 e 14 anos. Contudo, é muito importante que os tutores saibam cuidar da saúde dessa raça corretamente.
Isso porque, alguns problemas de saúde podem ser compartilhados geneticamente da sua raça de origem.
Além disso, o Poodle Caramelo é uma raça bem pequena que também está propensa a algumas doenças. Problemas como partos prematuros, cegueira e epilepsia são comuns entre o Poodle Caramelo.
Principais doenças que podem afetar o Poodle Caramelo:
Atrofia progressiva de retina: A cegueira leva à degeneração dos receptores sensoriais responsáveis pela visão do animal, o que é conhecido como atrofia progressiva da retina.
Desse modo, a atrofia dos bastonetes e cones ocorre devido a um defeito genético nos receptores sensoriais. Geralmente, essa doença é hereditária e ocorre nos dois olhos.
A doença apresenta-se em animais novos, com degeneração dos bastonetes observada, seguida de cegueira noturna e eventual perda da visão diurna e noturna.
Displasia: A displasia da anca, ou displasia canina, é uma doença muito comum que causa degeneração do encaixe do quadril. Bem como problemas de mobilidade para o cão. Isso leva a problemas significativos de qualidade de vida para o pet.
Acredita-se que a genética seja responsável por 50% da causa da displasia canina. Mas, outros fatores também podem causar a doença, por isso, no caso do Poodle Caramelo, é importante que o tutor esteja sempre atento.
Devido à criação seletiva e ao pequeno tamanho dos cães, eles também sofrem de outros problemas de saúde. Por isso, o ideal é que você sempre verifique, se possível, como era a saúde dos cachorros que deram origem ao seu filhote.
Isso porque, outros três principais problemas de saúde que atingem o Poodle Caramelo, são a luxação da patela, problemas cardíacos e hipoglicemia.
A luxação patelar é um deslocamento do osso do joelho, também chamado de patela. É por isso que o animal fica tão desconfortável quando uma luxação patelar é diagnosticada.
O Poodle Caramelo late muito?
Essa é uma dúvida frequente quando alguém pensa em adotar um cãozinho, principalmente se ele for ficar em um apartamento. Mas, saiba que um Poodle Caramelo obediente e treinado não late sem necessidades.
Contudo, é importante que eles sejam treinados, tenham uma boa qualidade de vida para não se tornarem estressados. Isso porque, os Teacup quando não bem socializados podem latir muito e se sentirem os donos da casa.
Por isso, estabelecer limites para o cãozinho o fará desenvolver um comportamento obediente e agradável. Além disso, dar muito carinho e amor para esse pet o fará se acalmar e latir menos.
Cuidados com o Poodle Teacup
O Poodle Teacup é uma das raças de cães mais inteligentes e vivem bem em apartamentos pequenos. Cuidar de um cãozinho pequeno pode não ser uma tarefa muito fácil, isso porque eles exigem alguns cuidados especiais.
Alimentação
Além da atenção redobrada aos possíveis lugares de escape da casa, o tutor deve ter uma atenção especial com a alimentação do Poodle Teacup.
Isso porque, o ideal é que eles comam em pequenas porções de três a quatro vezes ao dia. Isso é importante para evitar a hipoglicemia no Poodle Teacup. O ideal é que a raça consuma cerca de 250 calorias por dia, por isso é importante que você não pule ou dobre nenhuma refeição.
Exercícios
O Poodle Caramelo não exige muito em suas necessidades físicas. Visto que o cãozinho é muito pequeno e gasta pouca energia. Mas, ainda assim é importante levar o seu Teacup para passear, principalmente se o Poodle Caramelo não tiver acesso a um lugar espaçoso para brincar.
Isso é importante para garantir que seu cão não fique estressado com facilidade, aprenda a socializar e claro, tenha todos os benefícios de praticar exercícios físicos. Além disso, levar seu Teacup para passear também garante uma boa saúde mental ao pet.
De acordo com especialistas, o ideal é que você leve seu Teacup para passear por cerca de 30 minutos e não mais que isso. Caso queira, você pode dividir o passeio em três tempos de 10 minutos, isso evita que eles façam muito esforço.
Desse modo, você pode levar seu cãozinho para passear de manhã, à tarde e à noite. Com certeza seu Teacup vai amar ganhar novas experiências. Vale ressaltar que na hora de fazer os passeios com seu Poodle Caramelo, é preciso tomar todos os cuidados necessários.
Por isso, tenha uma guia específica para cães de pequeno porte e leve uma garrafa portátil para que seu cãozinho se mantenha hidratado durante todo o passeio. Por fim, não se esqueça de levar uma sacolinha para recolher as fezes do seu cãozinho.
Higiene do Poodle Teacup
O Poodle Caramelo tende a gostar muito de ter seus pelos bem escovados e até tosados. Isso porque, devido à espessura de sua pelagem, ele precisa de um cuidado especial para que seus fios não formem nós ou acumulem sujeira.
Além disso, o pelo do Teacup cresce rápido, isso quer dizer que você pode pedir diversos penteados estilosos ao seu tosador.
Contudo, em ambientes muito frios, o Teacup pode sofrer um pouco. Por isso, o ideal é que você não tose seu cãozinho no inverno e de preferência, utilize uma roupinha de lã para mantê-los aquecidos.
A tosa pode ser feita com menos frequência, contudo a escovação deve ser feita no mínimo 4 vezes por semana. Isso porque, como vimos, o Poodle Caramelo tem tendência a ter emaranhados em seu pelo por causa de sua natureza encaracolada.
Além dos cuidados com o pelo do Teacup, você também deve manter suas unhas sempre curtas e higienizadas. Mas, não tente cortar a unha do seu Poodle em casa, visto que você pode machucá-lo. Procure um especialista para garantir maior segurança ao seu cãozinho.
Por fim, os dentes também devem ser devidamente higienizados e cuidados. Isso porque, o Poodle em geral tem tendência a desenvolver doenças dentárias.
Desse modo, especialistas recomendam que a escovação dos dentes seja feita ao menos uma vez por dia para prevenir cáries e outras doenças.
Curiosidades sobre o Poodle Caramelo
O Teacup ama ser tratado como se fosse o rei ou a rainha da casa. Por isso, mesmo que a raça adore atenção, você deve tomar cuidado para não deixá-los mimados. Isso porque, eles podem se tornar muito nervosos pois acreditam que estão sempre no comando.
O Poodle Caramelo é conhecido por diversos nomes como: Teacup, Pudle, Barbone, Chien Canne, French Poodle, Small Toy Poodle e Tiny Toy Poodle.
Eles amam o contato com humanos. Isso porque, eles são uma raça bastante amorosa e atenciosa. Além disso, o Poodle Caramelo é super protetor com seu tutor. Sendo portanto, um excelente cão de companhia.
Eles sempre irão se parecer com filhotes. Isso porque, eles são muito pequeninos e fofinhos. Além disso, seus pelos em forma de nuvens são um charme, o que os fazem parecer ainda mais fofos.
Esses cães foram criados de forma totalmente seletiva e inovadora.
Como vimos, o Poodle Caramelo é uma versão menor do Poodle Toy e são chamados de nanicos. Contudo, a prática de reduzir o tamanho das raças de forma seletiva pode fazer os cães herdar más condições de saúde como o nanismo.
Como o Poodle Teacup nasce em ninhadas de dois ou três, eles podem custar mais de R$10.000. Isso porque, eles são bem raros e difíceis de criar.
O Poodle Caramelo é tão pequeno que pode caber na palma da sua mão. Por isso, é muito importante que você tenha muito cuidado com seu pet.
Principalmente quando ele estiver em contato com crianças, isso porque, por ser um cachorro muito fofo, as crianças tendem a querer apertá-lo. Isso pode deixá-lo irritado e até mesmo machucado.
Considerações finais
O Poodle Caramelo é uma raça pequena que requer poucos cuidados. Eles são muito amigáveis, amorosos e adoráveis.
Além disso, eles não precisam de tanta comida quanto os outros cães, tornando-os animais de estimação ideais para qualquer ambiente.
Outra vantagem da raça é que seu tamanho também permite que se adaptem facilmente a qualquer ambiente, o que significa que o Teacup não exige muitos exercícios físicos.
Por fim, o Poodle Caramelo ama receber carinho e atenção. São dóceis e amorosos, por isso são uma raça ideal para qualquer tipo de pessoa.
Nós do Viva Poodle, esperamos que você tenha gostado de conhecer esse cãozinho tão fofo e especial.
Mas, conta pra gente, o que mais você quer ver aqui no Viva Poodle? Te espero nos comentários!