O Poodle Toy e o seu charme nato

Muito se fala sobre o ditado “nos pequenos frascos estão os melhores perfumes”, e conhecendo o Poodle Toy, é preciso dar razão. 

Se você não sabia que pode ter um cãozinho de apenas 25 centímetros de altura, continue acompanhando o artigo para descobrir mais! 😊

A origem do Poodle Toy

A raça Poodle surgiu a partir do Poodle Gigante, na França, há mais de 400 anos. Esses cães eram usados para a caça, principalmente na água, por serem excelentes nadadores.

Entretanto, por ter um grande porte, chamava a atenção das suas presas, o que deu aos camponeses da época a ideia de obter cachorros com portes menores, por meio de cruzamentos do Poodle Gigante, e assim surgiu o Poodle Toy.

É importante dizer que antes do Poodle Toy, que é a menor das versões dessa raça, desenvolveram-se os Poodles médio e micro, de outras alturas. Esses outros dois tipos já eram bastante populares entre as pessoas, mas o pequeno Poodle Toy conquistou, definitivamente, os corações dos cidadãos 😍

Sobre as características desse cãozinho

O Poodle Toy é a menor, e mais fofa, variação da raça. Podendo ter de 24 a 28 centímetros de altura e aproximadamente 3 kg, o cachorrinho recebeu o nome “Toy”, que em inglês significa “brinquedo”, justamente  por seu tamanho (da cernelha até o chão) ser o mesmo de bonecos padrões, como a Barbie. 

Esse pequeno peludo pode ser encontrado nas cores preto, branco, marrom, cinza, bege, e cores misturadas. Além disso, sua pelagem é sempre encaracolada e curta, mas pode variar em volume e espessura. O que não muda é que o Poodle Toy sempre parecerá um filhote, o que pode ser uma grande vantagem para o tutor.

A personalidade do Poodle Toy

Esse cachorrinho, além da notável graciosidade do seu porte, também possui muitas qualidades em seu temperamento. Assim, o Poodle Toy é carinhoso, amigável, animado e muito dócil, sendo indicado para crianças e idosos. 

Além disso, é importante saber que o Poodle Toy é bastante ligado a sua família e não lidará bem se tiver que ficar muito tempo sozinho. Também pode ser um pouco ciumento, caso haja outros animais na casa, mas isso pode ser resolvido com adestramento e convivência.

Outro ponto de destaque no comportamento do Poodle Toy é a sua relação com as formas de se divertir. O Poodle, em geral, é um animal que tem interesse por brincadeiras mais esportivas, como o nado e a corrida, muito por seu instinto ancestral. 

Apesar do tipo Toy não ser diferente, esse peludinho prefere atividades que tenham maior interação com os seus tutores, como arremesso de bolinha e passeios. É um cãozinho que tem muito apreço pela família, como se pode notar 😚

Três poodles toy mostrando que a união faz a força!
você é grande mas nós somos três, viu? 

Como deve ser a alimentação do Poodle Toy

De acordo com um cálculo entre o peso do animal e a quantidade de energia requisitada pelo seu porte, descobre-se a porção de ração, em gramas, que deve ser oferecida para o animal.

No caso do Poodle Toy, são necessários, no mínimo, 150 gramas de comida por dia. Nesse sentido, em relação à ração, ela precisa ter proteínas de alta qualidade e nutrientes essenciais para o fortalecimento dos seus ossos, como o cálcio e a vitamina D. 

É fundamental entender que os cães de pequeno porte comem mais vezes por dia do que um maior, visto que seu metabolismo é bastante acelerado. Assim, isso requer que o tutor ofereça pequenas porções de comida durante o dia, em média cinco vezes. 

Os cuidados necessários com esse peludinho

Ter um Poodle Toy em casa exige atenção e responsabilidade do tutor com as particularidades da raça. Sob essa perspectiva, alguns aspectos devem ser priorizados para manter o bem-estar do animalzinho.

As especificidades na saúde

No que diz respeito à saúde, os genes da raça Poodle e o pequeno porte do animal causam impactos. Nesse sentido, por questões genéticas, todos os tipos de Poodle têm maior propensão a desenvolver quadros de epilepsia, hipotireoidismo, neoplasias e glaucoma

No caso do Poodle Toy há outras implicações devido a sua baixa estatura que ocasiona a fragilidade dos ossos. Assim, é comum que esses cachorrinhos tenham discopatia intervertebral aguda, que é uma ruptura do disco intervertebral, necrose asséptica da cabeça do fêmur ou outros tipos de degenerações ósseas. 

Além disso, se esse peludo tiver pelos claros, como brancos ou bege, sua pele é mais sensível e suscetível a desenvolver problemas dermatológicos, como alergias e dermatites. Dessa maneira, os cuidados com a pelagem do animal, como evitar o contato com alguns produtos de limpeza, por exemplo, é fundamental.

Outro ponto a ser destacado é sobre as orelhas do Poodle Toy, que por serem longas e caídas se tornam um local ideal para crescimento de fungos e bactérias, o que ocasiona quadros de otite

Momento da foto charmosa para as redes sociais 😉

Sobre a higiene desse amável cãozinho

Um dos aspectos que torna o Poodle Toy tão fofo é a sua pelagem curta, encaracolada e sedosa 🤗. Entretanto, para que ela se mantenha assim é necessário atenção nos cuidados diários. 

Dessa maneira, é imprescindível que o tutor escove os pelos do animalzinho, ao menos, três vezes por semana. Porém, o processo também pode ser feito uma vez por dia, no caso dos filhotes, para que eles se acostumem com essa rotina. 

Assim, evita-se o desenvolvimento de nós e a reprodução de parasitas na pele do cãozinho, visto que fica muito mais fácil a visualização de pulgas e carrapatos em uma pelagem escovada. 

O momento do banho também é de suma importância para impedir o surgimento de problemas de pele, como alergias causadas por poeira, e dermatite canina. Em dias mais quentes, é recomendado o banho a cada quinze dias no Poodle Toy, e a cada trinta dias em estações mais frias. 

Cautelas com os filhotinhos

O que pode ser mais encantador do que um Poodle Toy? só mesmo um Poodle Toy filhote! 😍. Esses cãezinhos, que conseguem ser ainda menores, além de muito carinho e atenção, precisam de cuidados especiais.

Nesse sentido, a ração deve ser específica para filhotes, já que contém todos os minerais e vitaminas necessários para o crescimento saudável desses animais. Nada de comida para adultos!

Além disso, como dizem, o melhor momento para se introduzir um hábito é o mais cedo possível. Assim, é recomendado que os tutores ofereçam frutas e legumes, que são permitidas para os cachorros, para que eles se acostumem com essa alimentação saudável e variada. A manga e a cenoura são alguns dos exemplos liberados. 

Outro ponto que não deve ser esquecido pelos tutores é sobre as formas de prevenção de doenças. Os vermífugos devem ser dados para os filhotes nos primeiros trinta dias de vida, e a primeira vacina precisa ser aplicada entre seis a oito semanas do nascimento do pequeno peludo.

As curiosidades relacionadas ao Poodle Toy

Esse cachorrinho não é só uma carinha bonita, não! O Poodle Toy é a menor das versões da raça e não é apenas isso que o torna tão especial e querido no mundo todo.

Sob essa perspectiva, uma curiosidade que pode ser uma situação bastante embaraçosa para muitas pessoas é a confusão feita entre o Toy e o micro. Nesse sentido, há alguns anos, um caso que ocorria com frequência era a venda do Poodle micro, e até mesmo o médio, como Poodle Toy. Mais ou menos a história da compra de gato por lebre, sabe? 😁

Talvez por pura desatenção, ou até mesmo de forma intencional, o tutor levava o Poodle micro, ou médio, filhote para casa e não desconfiava de toda a situação. A confusão só era desfeita com o passar dos anos, já que as patinhas e o focinho do animalzinho começavam a crescer mais do que o esperado. 

O “Poodle de bolsa”

Vale lembrar que um dos motivos para o Poodle Toy ser tão procurado é a sua versatilidade. Isso porque o peludinho cabe em diversos produtos de transporte, como bolsas comuns, o que facilita o deslocamento com o tutor. Assim como é uma excelente opção para famílias que vivem em apartamentos.

Outra qualidade de destaque do Poodle Toy é sua notória inteligência. A raça Poodle é considerada a segunda mais inteligente do mundo, de acordo com Stanley Coren, o autor do livro “A inteligência dos cães”.

Não à toa, esse cachorrinho foi muito utilizado para truques de mágica em circos. Sua capacidade de aprendizado é acima da média, o que, aliado ao seu visual gracioso, tornava o espetáculo ainda mais interessante. 

Ademais, há uma característica do Poodle Toy que não é muito conhecida pelos tutores: os pelos do cachorrinho são hipoalergênicos! Isso significa que os seus pelos caem menos do que o comum e eles produzem menos caspa também. Dessa maneira, são ideais para pessoas que sofrem de rinite ou alergia a substâncias da pelagem.

Além disso, é importante abordar a longevidade do Poodle Toy. O peludo, apesar de ser o menor dos tipos da raça, é o que vive por mais tempo. Isso pode ocorrer em consequência da seleção artificial realizada para chegar ao tamanho do Toy, devido a combinação de genes. Poréḿ, o fato é que o Poodle Toy pode viver até os 18 anos ou mais! 😯

Poodle Toy com roupinha de bebê, o que é muito conveniente.
 você me aceita como seu eterno filhotinho? 😚

As atividades preferidas desse cachorrinho

Como se sabe, o Poodle Toy tem significativas habilidades de nado e corrida, podendo ser uma ótima companhia para crianças que precisam gastar a abundante energia da infância. 

Entretanto, o Toy, em específico, adora estar com a família de forma mais íntima. Assim, passar o dia recebendo carinho dos seus tutores com petiscos e comidinha de proteína animal é o seu cenário perfeito.

Contudo, como as atividades físicas são essenciais para evitar problemas ao cão, como a obesidade e o sedentarismo. Dessa maneira, passeios ao ar livre e brincadeiras de arremesso de bolinha ou “esconde-esconde” são boas alternativas. 

O adestramento do Poodle Toy

Seguindo a máxima de que o momento ideal para induzir um hábito é o mais cedo possível, a melhor forma de desenvolver o adestramento é em filhotes. 

Já que o Poodle Toy possui considerável capacidade de aprendizado, o processo de adestramento tende a ser mais fácil e com evolução mais rápida. Assim, se os ensinamentos iniciarem mais cedo, o progresso será ainda mais satisfatório. 

O adestramento nesse caso pode ser bastante útil para evitar brigas por território, caso a família tenha outro animal em casa, visto que esse cãozinho tem traços de possessividade em seu comportamento. 

Como é a tosa do Poodle Toy?

Ainda que a tosa seja um assunto mais comentado para o Poodle Gigante, também é feita no Toy e nas outras variações da raça. 

Todavia, enquanto a tosa Leão é a mais comum nos Poodles Gigantes, para o Poodle Toy as tosas Japonesa e Bebê são as mais procuradas. Isso porque elas deixam a carinha do animalzinho mais arredondada, evidenciando as suas persistentes características de filhote 😊

O preço para ter a companhia desse cãozinho

Bem, tudo na vida tem um preço, e o de ter um Poodle Toy na família não é dos menores. Estima-se que o valor desse peludinho é cerca de R $1.500,00, podendo ser mais alto se tratando de um filhote.

Cabe ressaltar que é fundamental averiguar a procedência do animalzinho e ter certeza de que é um Toy e não um Poodle médio ou micro, para evitar situações desagradáveis.

Poodle Toy triste pois o texto está chegando ao fim.
 Já tá acabando o artigo, tia? 😔

Apesar de pequeno, o peludinho exige muitos cuidados

Como visto, o Poodle Toy precisa de tanta atenção quanto um cachorro de porte maior. Por isso, é importante que as pessoas desejem comprar ou adotar esse animalzinho por suas diversas qualidades, e não pela errônea ideia de que bichinhos menores dão menos trabalho. 

O que você mais gostou de saber sobre esse cãozinho? conta para a gente! E continue acompanhando o site para novos conhecimentos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *