Conheça o Poodle Albino

O Poodle Albino surge de uma condição genética, ou seja, quando o organismo não consegue produzir eumelanina. 

A eumelanina é uma proteína escura responsável por dar cor à pele aos olhos e pelos do animal, além de proteger contra os raios ultravioletas. 

Mas como é o Poodle albino, quais são suas características e quais os cuidados necessários? É isso que nós, do Viva Poodle, vamos falar hoje. Chega de papo e vamos conhecer esse Poodle pra lá de especial!

Características do Poodle Albino

Poodle Albino

O Poodle albino é caracterizado por olhos e nariz rosados. Isso acontece devido ao fluxo sanguíneo difuso nessas áreas, o que dá o efeito rosado aos olhos humanos.

Em geral, o tom rosado nos olhos e nariz é mais claro. Além disso, o Poodle Albino também tem essa sombra nos lábios e ao redor.

No entanto, nem todos os cães com nariz e lábios rosados ​​são albinos. Portanto, o dono do cãozinho deve analisar os aspectos como um todo. Os principais aspectos são:

Olhos: O Poodle albino normalmente tem olhos claros, como azul celeste, verde ou cinza. Essa tonalidade é caracterizada pela palidez. As pessoas têm a impressão de que é um rosa bem claro, principalmente ao redor dos olhos.

Pele e Focinho: Assim como os olhos e o nariz, a pele e o focinho do cão albino são pálidos e rosados. Existem até cães que podem ter sardas ou verrugas.

Sensibilidade à luz: Se o seu melhor amigo é sensível à luz, é possível que sofra de albinismo. Esses animais não possuem pigmentação na íris e não possuem uma retina normalmente desenvolvida. Isso torna a luz desconfortável para o animal de estimação.

Estrabismo e nistagmo: O Poodle Albino animais pode sofrer com distúrbios da visão. O estrabismo faz com que o filhote não consiga fixar os olhos na mesma direção ao mesmo tempo. Por outro lado, o nistagmo causa movimentos oculares involuntários.

Por fim, o Poodle Albino pode ser toy, micro, médio ou gigante. Isso depende do tamanho de seus “papais”. 

Saúde e cuidados Poodle Albino

Saúde

Cachorros albinos merecem mais atenção no que diz respeito à exposição solar e cuidados com os olhos, pele e pelagem, pois estão muito mais propensos a desenvolver doenças desses órgãos e tecidos, inclusive alguns tipos de câncer.

Por esta razão, um albino deve sempre passear nas horas mais frescas do dia, de manhã cedo ou no final da tarde e à noite. 

Mesmo que o sol não esteja brilhando no céu, é preciso “blindar” o cachorro com protetor solar, equipamentos adequados e óculos de sol, tudo feito especialmente para nossos amigos caninos e vendido em lojas especializadas.

Também é muito comum que os albinos tenham surdez porque há um processo degenerativo das terminações nervosas no canal auditivo causado pela falta de pigmentação da pele.

Portanto, se você suspeitar que seu companheiro de quatro patas é albino, é sempre recomendável fazer um teste genético e uma verificação veterinária das condições sensoriais do animal e garantir tudo o que ele precisa para uma vida tranquila.

Cuidados

Para ter um poodle saudável, independente de sua variação, basta manter um nível satisfatório de atividades diárias e ser amigo dele. Cuidar da pelagem requer alguma atenção, mas não é uma tarefa muito difícil. 

Pelagem: Como a pelagem do poodle é grossa e crespa, muitos adestradores cuidam dele regularmente, se você for inexperiente, deixe essa tarefa para um profissional. Além disso, caso você deseje ter poodles com pelo longo e bonito, não se esqueça de escová-lo pelo menos a cada dois dias.

Banho: O ideal é que seu poodle tome banho duas vezes por mês. Preste atenção principalmente à área dos olhos, isso porque, essa é uma parte sensível, principalmente do Poodle Albino, e você deve tomar cuidado para não irritá-la. 

Dentes: Um problema comum entre os Poodles, é o tártaro pode prejudicar a saúde bucal e a estética do cachorro. Para evitar esse problema, você precisa escovar os dentes do seu poodle pelo menos uma vez por mês.

Unhas: Devem ser cortadas regularmente, de preferência quinzenalmente, para que não quebrem na raiz e não prejudiquem o cão.

Como surgiu o Poodle Albino e os demais cães albinos?

A existência de animais albinos, sejam cães ou gatos, não é tão comum e natural quanto muitos pensam. Essa falta de melanina geralmente pode ocorrer por intervenção humana.

Inclusive, tutores que gostam desse tipo de pelagem e coloração dos olhos e que apreciam as características do albinismo em animais tendem a preferir cruzar seu animal de estimação com outro albino. 

Caso isso não seja possível, procuram cães que possuam genes recessivos, aumentando a chance de deficiência de melanina.

Personalidade e temperamento da raça

Será que o fato de um Poodle ser albino, influencia no seu temperamento e personalidade? A resposta é não! Isso porque, como vimos, o albinismo acontece pela falta de melanina no organismo. 

Essa falta de melanina afeta somente a pigmentação da pele do animal e não afeta em nada seu temperamento. 

Por isso, a personalidade e o temperamento do Poodle não sofre alterações por conta da sua pele. 

De modo geral, o Poodle tende a ser carinhoso, brincalhão e super carente. Além disso, eles são extremamente inteligentes e podem ser treinados para fazer as mais diversas atividades. 

A raça poodle é considerada uma das mais inteligentes do mundo. O cãozinho aprende comandos com facilidade e também é capaz de lembrar de coisas estratégicas, como o que fazer para chamar a atenção do cuidador ou quando alguém da família costuma chegar em casa. 

Um filhote de poodle, além de parecer um ursinho de pelúcia, é cheio de energia e precisa de estímulo físico e mental. Desse modo, o adestramento é um ótimo método para lidar com as possíveis “rebeldias” desse cãozinho.

Expectativa de vida Poodle Albino

A expectativa de vida de um Poodle Albino não é diferente das demais variações, desse modo ele pode viver em torno de 12 a 16 anos. Isso porque, como já vimos, o cãozinho não sofre de outros tipos de alterações além da pigmentação da pele.

Contudo, é importante mencionar que se os devidos cuidados com o cão não forem tomados, com certeza ele sofrerá de doenças graves por conta do albinismo. Desse modo, os cuidados com a pele do Poodle Albino devem ser tomados para garantir uma boa qualidade de vida.

Como o Poodle Albino é com estranhos? 

A raça poodle geralmente se dá bem com crianças, mas é bom ter cuidado com a variedade poodle toy perto dos menores. Isso porque, ele pode se machucar se não souber como tratá-lo.

Além disso, esses cães se dão bem com outros animais de estimação, especialmente se crescerem juntos. No entanto, se o seu poodle for o único animal de estimação da casa, ele pode precisar de algum tempo para se acostumar com um novo membro da família ou um estranho no ninho.

O Poodle Albino late muito?

Depende. Como uma raça protetora, o Poodle vai latir ou rosnar para estranhos ou outros cães. Mas se ele estiver no silêncio da casa, é provável que fique calmo e tranquilo. No entanto, existem diferenças entre as variações: o mini poodle tende a latir mais do que o poodle toy e o poodle médio, principalmente quando se sente animado com uma brincadeira ou com a chegada de um tutor em casa.

O Poodle Albino é bagunceiro?

Novamente, depende. Dotado de grande inteligência, o poodle pode aprender tanto bons hábitos quanto más atitudes. 

Eles tendem a ficar mais relaxados quando estão bem treinados, mas deixá-los sozinhos por longos períodos de tempo ou sem muita atenção os torna verdadeiros destruidores. 

Isso porque, eles gostam e precisam de companhia. Além disso, esses cães podem sofrer de ansiedade de separação, uma síndrome emocional e comportamental causada pela solidão excessiva.

Considerações finais

Hoje, nós do Viva Poodle, falamos sobre o Poodle Albino. Uma variação do Poodle causada por uma condição genética, ou seja, quando o organismo não produz a melanina. 

Apesar da característica física do Poodle Albino ser diferente do que as demais variações do Poodle, você já sabe que essa característica física não influencia em seu temperamento e personalidade.

O fato é que o Poodle albino, assim como as demais variações da raça, continuam roubando nossos corações. Mas e aí, você gostou de conhecer o Poodle Albino? O que mais você deseja ver aqui no Viva Poodle? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *