Poodle Médio e a sua notável popularidade

Certamente você já viu um cachorrinho com pelos encaracolados, orelhas caídas, de jeito simpático e tamanho mediano em alguma casa que visitou. Isso porque estamos falando do Poodle Médio, um dos peludinhos mais famosos e queridos do mundo! 😍

Se você quer conhecer mais sobre esse animalzinho, continue acompanhando esse artigo!

Conhecendo melhor o Poodle Médio

O amado Poodle Médio surgiu no século XVI, de acordo com pesquisadores, a partir de combinações genéticas entre Poodles Gigantes. Isso aconteceu com o intuito de obter um animal que tivesse as mesmas excelentes habilidades de nado e caça, mas que fosse menor, o que iria ser mais vantajoso para não chamar a atenção da presa. 

Assim foi feito, e esse cãozinho se tornou muito conhecido entre nobres e plebeus da época. Além disso, apesar de outras variações de Poodles surgirem a partir dele, como o Poodle Micro e o Poodle Toy, com o objetivo de serem cães de companhia, o Poodle Médio é o mais comum de ser encontrado nos lares de famílias do mundo todo. 

As características desse cãozinho

O Poodle Médio pode ter entre 35 e 45 centímetros e, aproximadamente, 12 kg. O peludinho tem orelhas grandes e caídas, pelagem encaracolada e suas cores podem variar, podendo ser preto, branco, bege, cinza e com tons misturados, como marrom escuro e claro em algumas regiões do corpo.

Vale lembrar que os pelos desse cachorrinho não são muito grossos, como os do Poodle Gigante, por exemplo. Entretanto, essa característica não é um motivo para o tutor achar que terá menos trabalho para cuidar da pelagem desse animalzinho. 

Os pelos podem ser bem volumosos e isso ocasiona o combo mais temido pelos tosadores e veterinários: pelagem embolada + repleta de parasitas 😒

Em relação à expectativa de vida do animalzinho, os tutores podem ficar bem felizes, pois podem ter o seu filho de quatro patas por bastante tempo. Isso porque o Poodle Médio pode viver até os 15 anos de idade, se tiver os cuidados necessários para uma vida saudável. Essa expectativa de vida já é considerada acima da média, pois muitos cãezinhos de outras raças, como a American Pit Bull Terrier, chegam aos 11 anos, aproximadamente.

É verdade que eu sou mais famoso do que a Madonna, tia?

A personalidade do Poodle Médio

Esse cãozinho, como visto, é bastante popular no mundo e isso não é à toa. O Poodle Médio tem um jeitinho especial que conquista a todos! 

Esse cachorrinho é considerado bastante apegado aos seus tutores, e é do tipo que vai querer carinho e atenção a todo momento. Assim, como é possível perceber, não é um cãozinho que vai gostar de ficar sozinho quando você precisar sair por muito tempo, então essas características devem ser levadas em consideração.

Porém, se você tiver crianças em casa, esse é o companheiro ideal! O Poodle Médio é um verdadeiro brincalhão, que adora correr e se divertir de diferentes formas. Assim, será um ótimo amigo para os pequenos que adoram gastar energia. 

Esse peludinho tem como qualidades ser muito observador e paciente também. Dessa maneira, é uma boa opção para fazer companhia a idosos que ficam algum tempo sozinhos, visto que podem alertar sobre algo que acharem ser uma ameaça para o seu tutor, por exemplo. 

Além disso, vão saber aguardar as movimentações mais lentas dos idosos sem ficarem latindo e, de certa forma, apressando os seus amigos mais velhos, o que poderia causar um acidente. 

Os Poodles Médios são leais, divertidos, carinhosos, companheiros, além de muito fofos. Já deu para entender o porquê de ele ser tão querido, não é? 🤗

Curiosidades sobre esse amado cachorrinho

Que o Poodle Médio é muito famoso e conhecido é possível perceber, mas você sabia que esse peludo só não é mais popular do que os cães SRD (sem raça definida), que são os queridos “vira-latas”? Visto que esses cãezinhos estão por toda a parte, dá para ter noção da  proporção da fama do Poodle Médio 😊

Outro ponto relevante a ser destacado é que existem muitas raças que surgiram a partir do Poodle. Esses cãezinhos extremamente fofos são a combinação de peludos encantadores, como o Maltipoo, que é uma mistura de Poodle com o Maltês, e o Shih – Poo, que é uma combinação entre o Poodle e o Shih Tzu 😘

Além disso, é importante lembrar que o Poodle é considerado a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com Stanley Coren, que é o criador do livro “A inteligência dos cães”. Nesse quesito o Poodle só perde para o Border Collie. 

Vale ressaltar uma característica muito interessante, mas que é desconhecida por diversas pessoas. Nesse sentido, muitos tutores não sabem, mas o Poodle Médio é considerado hipoalergênico. Isso significa que os pelos do animalzinho caem com menor frequência do que os de outros cachorros, e que eles produzem menor quantidade de caspa. 

Essas informações são extremamente valiosas para pessoas alérgicas a substâncias dos pelos ou que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios. Ou seja, o Poodle Médio consegue ser ainda mais perfeito 😍

Sobre a idade do cãozinho

Certamente você já fez a conhecida conta que equivale um ano da vida do cão a sete anos da vida do humano para saber a diferença de idade entre você e seu peludinho. Porém, isso se trata de um mito muito difundido ao longo dos anos. 

Na verdade, descobriu-se que essa ideia era equivocada. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, realizaram um estudo que consistia em comparar a diferença entre o tempo que um composto químico ficava no organismo de um cão e de um humano.

Essa pesquisa realizada, que se chama metilação do DNA, permitiu que eles fizessem uma aproximação entre a idade do cãozinho e de um humano. Isso foi possível descobrindo o que definido como “idade epigenética”, que consiste em determinar a idade biológica de acordo com as condições do material genético do animal. 

Assim, a forma mais adequada de descobrir a idade de um cachorrinho, em relação a idade humana, é por intermédio da seguinte equação:

16 x ln (idade cronológica do cão) + 31 = idade correspondente à humana 

Dessa forma, sabe-se que um Poodle Médio de 7 anos tem 74 anos na idade humana! Incrível, não é? 😮

Vale lembrar que a idade que o peludinho chega a idade adulta tem a ver com o seu porte também. Nesse sentido, um Poodle Médio é considerado idoso quando atinge os 8 anos de idade.

Já pensando na hora do sachê 😁

Como deve ser a alimentação do cachorrinho 

Algumas pessoas negligenciam a tarefa de alimentar o seu animalzinho. Isso por acharem que se trata apenas de colocar uma quantidade de comida que encha o recipiente para o dia todo. 

Porém, todo animal deve ter uma quantidade de comida preestabelecida para ingestão diária, e o Poodle Médio não é diferente. Nesse sentido, o cálculo para descobrir essa quantia de ração que precisa ser oferecida diariamente é:

peso do animal x necessidade energética (% de acordo com o porte)

Assim, se tratando do Poodle Médio, a necessidade energética é de 4 a 5%. Se for um cachorrinho de 22 kg, deve se alimentar com 770 gramas de ração por dia. 

Esse controle é extremamente necessário, para evitar uma série de doenças que podem surgir com a obesidade do peludinho, assim como a torção gástrica, que é um quadro grave ocasionado pela dilatação estomacal. A supressão de ração, por outro lado, pode gerar problemas como a desnutrição e a anemia.  

Vale salientar que o tutor deve oferecer rações de boa qualidade para os seus animaizinhos, com a concentração de proteínas e vitaminas necessárias para ele em cada fase da vida. 

Assim, um Poodle Médio vai precisar de rações com menos calorias, já que seu metabolismo é alterado depois do procedimento, ficando mais lento. Além disso, a quantidade de minerais fundamentais, como o cálcio e o magnésio, precisam estar adequadas para um bom desenvolvimento do cachorrinho. 

O que está liberado e proibido para o Poodle Médio

É importante destacar que nem só de ração vive o cãozinho! O animalzinho pode comer algumas frutas e legumes, mas é necessário estar atento às opções.

O Poodle Médio está liberado para degustar frutas como banana, maçã e mamão. Em relação aos legumes, a cenoura, a abobrinha e o chuchu, por exemplo, são boas alternativas.

Dessa maneira, além de o cachorrinho poder diversificar a sua alimentação, é nutrido com vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento saudável. 

No que diz respeito ao que está proibido para o Poodle Toy, o principal é o famoso chocolate. Os tutores insistem em achar um absurdo os cãezinhos não poderem usufruir dessa iguaria, mas é fundamental entender que esse é um alimento tóxico para o peludinho por conter teobromina.

Outros alimentos não devem ser oferecidos ao Poodle Médio, como a cebola e o alho, que contém tiossulfato, substância perigosa para os cachorrinhos, já que destrói as células vermelhas do sangue e causa anemia hemolítica. Portanto, a carne do cãozinho não pode ser temperada com esses condimentos! 

A uva e a amêndoa não devem ser oferecidas ao Poodle Médio porque podem provocar danos aos rins que levam a insuficiência desses órgãos. Já a beterraba, por exemplo, deve ser evitada para Poodles diabéticos devido ao seu alto teor de açúcar.

As doenças do Poodle Médio

As raças, de uma forma geral, têm maior predisposição a algumas doenças por questões genéticas ou anatômicas, por exemplo. Nesse sentido, o Poodle Médio também é mais suscetível a alguns problemas, mas é relevante informar que, com regulares consultas com o médico veterinário e cuidados específicos, esses quadros podem ser evitados ou controlados.

Dessa maneira, o Poodle Médio é mais propenso a desenvolver epilepsia, catarata e hipotireoidismo. O quadro de hipotireoidismo pode levar ao glaucoma, por meio da maior concentração de substâncias que aumentam a pressão ocular devido a diminuição da água no local. 

Também é possível verificar maior suscetibilidade de desenvolvimento de hipercolesterolemia em Poodles Médios, o que eleva os riscos de problemas cardíacos e aterosclerose. 

Já em relação a questões anatômicas, o Poodle Médio possui orelhas longas e caídas, o que faz com que os seus ouvidos sejam excelentes locais para crescimento de bactérias e fungos. 

Isso se dá pelo acúmulo de água que pode ocorrer nessas regiões, além de naturalmente quente por ser protegido. Logo, é bastante comum que esses animais desenvolvam alguns quadros de otite ao longo da vida. 

Já posso ser influencer digital com essa pose?

Em relação à higiene

Para que o Poodle Médio atinja a alta expectativa de vida mencionada anteriormente são necessários cuidados. É preciso que o tutor tenha atenção para não subestimar ações diárias que são essenciais para o desenvolvimento saudável do peludo. 

O básico é essencial

Nesse sentido, o momento do banho do Poodle Médio requer bastante atenção dos pais do cachorrinho. Isso porque, como dito, os animaizinhos dessa raça têm maior propensão de desenvolver otite, devido às suas orelhas caídas que tornam os ouvidos ótimos ambientes para crescimento de fungos e bactérias.

Dessa maneira, é necessário que o tutor, ou os responsáveis pelo banho do animal, tenha cuidado para que os ouvidos não fiquem úmidos, já que esse é o motivo do desenvolvimento da otite. Logo, o uso de algodões para proteger o conduto auditivo é recomendado. 

Além disso, o tutor deve verificar os ouvidos dos Poodles Médios regularmente, pois qualquer alteração em relação a cor, aspecto e odor devem ser comunicados ao médico veterinário.

Ainda em relação aos banhos, é importante que o tutor dê banho, ou leve o peludinho a um Pet Shop, a cada quinze dias, em média. Já a escovação da pelagem é recomendada diariamente ou, ao menos, três vezes na semana. 

Esses hábitos ajudam a evitar alergias à poeira ou a produtos de limpeza, por exemplo, na pele do animal. Assim como facilitam a visualização de parasitas, como pulgas, que estejam começando a aparecer no cachorrinho. 

A importância do médico veterinário

As consultas com o médico veterinário são essenciais para que o animal tenha uma vida longeva e saudável. Dessa forma, doenças que são mais suscetíveis no Poodle Médio, como o glaucoma, se descobertos no estágio inicial têm maior chances de sucesso no tratamento.

Além disso, outros aspectos podem ser avaliados pelo veterinário, como a saúde bucal do animalzinho, podendo evitar quadros de gengivite ou até mesmo tumores. Isso porque é comum que os tutores não tenham o hábito de analisar os dentes dos seus filhos de quatro patas, o que aumenta a proporção de problemas que poderiam ser simples. 

Os cuidados com os filhotes

Se existe algo mais fofo do que um Poodle Médio filhote eu desconheço! 🤗 Os filhotinhos ganham um charme a mais, além de serem extremamente carinhosos. 

Porém, ter um filhote de Poodle Médio não se resume a admirar essas características encantadoras. Alguns cuidados especiais são fundamentais para quem deseja ter esse cãozinho adorável em casa.

Dessa maneira, é essencial que o tutor leve esses peludinhos ao veterinário, pelo menos uma vez por mês, até os quatro meses de idade. Isso porque, durante esse período, o médico poderá acompanhar o crescimento do animalzinho, aplicar as vacinas iniciais  e prescrever o vermífugo necessário nos primeiros trinta dias de vida. 

Além disso, os pais dos peludinhos devem investir em produtos específicos para essa fase do Poodle Médio. Nesse sentido, a ração deve ser para filhotes, pois contém a concentração de proteínas e vitaminas ideal para o crescimento saudável dele.

Os brinquedos também são de grande importância nesse estágio da vida do cãozinho. Assim, os que que estimulam a inata inteligência do peludo, como os gadgets interativos são ótimas opções para incentivar o aprendizado e a diversão 😙

Chegou o momento das brincadeiras? Tô pronto!

Os momentos de diversão do Poodle Médio

O Poodle Médio adora estar na companhia de seus tutores, e se for fazendo alguma atividade divertida é melhor ainda! 😊

Uma das maneiras que eles mais gostam de passar o tempo é correndo atrás de bolinhas. Dessa maneira, adquirir um “lançador de bolinhas” pode ser uma excelente alternativa para pessoas que não têm muito tempo disponível para o momento das brincadeiras com o cachorrinho.

Porém, se na família tiverem crianças dispostas a usarem bastante energia com o amigo de quatro patas, um dia de nado ou brincando de “esconde-esconde” são excelentes opções de entretenimento para o cachorrinho. Eles também adoram caminhar ao ar livre!

Vale lembrar que o Poodle Médio é muito apegado à família, então basta estar com as pessoas em quem ele confia, seja em casa ou em outros lugares, que será perfeito para ele 🤗

O adestramento

Um ponto bastante importante para a rotina de um animalzinho é o adestramento. Nesse sentido, como o Poodle Médio é muito ligado aos seus  tutores, podendo ser rude com pessoas que ele não conhece, as técnicas de adestramento podem ser bastante úteis nesse caso.

Além disso, essa prática tende a ter excelentes resultados com o Poodle Médio, visto que sua inteligência notável ajuda no processo de aprendizado, o tornando mais rápido e eficiente.

É necessário dizer que a melhor fase para estimular o adestramento do cãozinho é no início da sua vida. Os filhotes aprendem mais rápido do que os adultos, além de os mecanismos de recompensa funcionarem melhor com eles, o que é vantajoso para o procedimento.

Dessa maneira, o tutor deve solicitar o acompanhamento de um adestrador para o seu filhote o quanto antes, pois adiar o processo significa desperdiçar a significativa capacidade do Poodle Médio.

A tosa do Poodle Médio

A tosa para o Poodle Médio é bastante característica. Apesar de não ser tão famosa como no Poodle Gigante, os tutores desse cãozinho adoram ressaltar seu glamour natural com cortes criativos.

Porém, como não poderia ser diferente, a variação mais popular dos Poodles também usa o corte mais comum de tosa, que é o corte Kennel! 😀 Certamente você já viu um Poodle Médio com pompons de pelo no rabinho, orelhas e no topete, enquanto as outras partes estão com a pelagem curta. 

O corte Kennel é o mais usado em Poodles Médios, e já se tornou tradicional para esse cachorrinho, mas ainda podem ser feitas as tosas Bebê e Verão no peludinho. 

Qual é o valor desse peludinho?

O valor pago para ter um Poodle Médio é em torno de R$600,00 e R$800,00. O preço é menor do que para outras variações de Poodle, como o Toy, o que é uma vantagem para as pessoas que desejam ter a companhia desse amado cachorrinho 😉

É fundamental salientar que os futuros tutores devem procurar por Pet Shops com alvará para a venda de animais de estimação, com todos os documentos necessários para esse processo. Isso porque é bastante comum encontrar pessoas que compram esses cachorrinhos em locais ilegais, já que eles oferecem um preço menor. 

Porém, além de o animal não ter as documentações necessárias, como as datas das vacinas, é um mercado que explora os cãezinhos. Desse modo, é essencial ter atenção ao local de escolha para a compra do peludinho.

Só deitei para tomar um ar, não é cansaço não!

O tutor ideal para o Poodle Médio

As características do Poodle Médio foram bem detalhadas, como sua personalidade carinhosa e leal. Desse modo, é importante descobrir o tutor ideal para esse cãozinho, de acordo com os aspectos mencionados.

Os pais do Poodle Médio devem ser pessoas que não tem uma intensa rotina de viagens ou saídas que duram muito tempo, visto que eles não gostam muito de ficar sozinhos. Se o tutor trabalhar em casa será excelente!

Principalmente, as pessoas interessadas em cuidar de um Poodle Médio precisam ser carinhosas, gostar de brincar e de coçar a barriguinha 🤗 Esses cãezinhos são extremamente amáveis e vão conquistar os corações de qualquer tutor!

Gostou desse artigo? conta para a gente o que você não sabia sobre o Poodle Médio! Ah, e não deixe de acompanhar as atualizações do Viva Poodle 😉 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *