Poodle cinza: conheça esse elegante cãozinho

Hoje você vai conhecer uma das variações mais charmosas da raça Poodle 🥰 Ah, e intrigantes também! Você sabia que o Poodle cinza, na verdade, é preto? não? então continue acompanhando o artigo para conhecer mais sobre esse adorável cãozinho!

A genética da cor

Primeiramente, é importante começar a destacar o que determina a cor do Poodle cinza. Tudo consiste em um assunto muito interessante: a genética da cor. 

Para entrar nesse assunto, é primordial explicar que o que determina a cor da pelagem do animalzinho são os genes específicos que transcrevem uma proteína. Essa proteína, que se chama eumelanina (que é do mesmo tipo que a nossa melanina), é a responsável por pigmentar a pelagem do cachorrinho.

Então, se estivermos falando de um Poodle Preto, por exemplo, significa que ele tem mais eumelanina do que um Poodle Branco.

Já em relação aos genes citados anteriormente, eles são passados do DNA dos pais do cachorrinho para ele. Assim, se a mãe do Poodle cinza passar um gene para a cor preta, e o pai, um para a cor branca, o cãozinho será preto. Isso porque o gene para a pelagem preta é dominante, e  sobressai em relação aos outros. 

Mas como o Poodle cinza pode ser Preto?

Essa situação – que parece confusa – na verdade, é bastante simples. Isso acontece porque os genes que codificam a eumelanina, no material genético do Poodle Preto, sofreram algumas mutações.

Assim, isso fez com que a eumelanina expressasse outras tonalidades, como o cinza. É importante dizer que o cinza, cientificamente, é chamado de “azul”. Já as outras tonalidades possíveis, como o marrom, é chamado de “fígado”, e o castanho, de “isabella”. Muito legal, não é? 😉

Quais são as características do Poodle cinza?

O Poodle cinza, além de muito charmoso e elegante, tem outras características que dependem da variação da raça. 

Já o Poodle Médio, que é um dos animaizinhos mais populares do mundo, não tem toda essa fama à toa. Com aproximadamente 45 centímetros de altura e 12 kg, o Poodle Médio é só simpatia. São extremamente leais aos seus tutores!

Por exemplo, o Poodle Gigante, que além de ser o primeiro exemplo da raça Poodle, também é a grande estrela dos Concursos de Tosa para cães. Eles, que fazem jus ao nome, com cerca de 60 centímetros de altura, também são uns dos cãezinhos mais adoráveis e estilosos que existem! 

O Poodle Micro cinza é uma fofura em forma de cachorro. O cãozinho, que tem apenas 30 centímetros, é um dos menores da raça, mas só em tamanho mesmo. Ele é um grande amigo para crianças e idosos, e tem muita disposição para brincadeiras. Ou seja, uma perfeição 😍

O Poodle Toy é, basicamente, uma bolinha de pelo e charme! Com cerca de 24 centímetros de altura, o cachorrinho não é chamado de “Poodle de bolsa” sem motivos 😁 Ele, realmente, cabe em diversos lugares, o que facilita muito a sua locomoção para passeios.

Além disso, o Poodle Toy é muito carinhoso e leal aos seus tutores. Ter a companhia de um é um verdadeiro presente!

Pose reflexiva para as redes sociais 😌

A higiene do Poodle cinza

O Poodle cinza é um dos cãezinhos com maior expectativa de vida do mundo! Podendo chegar a 18 anos de vida, ou mais.

Porém, para que isso seja possível, um dos principais cuidados exigidos é com a higiene do peludinho.

Dessa maneira, é importante que o tutor esteja atento a alguns aspectos imprescindíveis para manter o cãozinho saudável. Assim, sabendo que o Poodle cinza tem maior tendência a desenvolver otite, é necessário que o tutor use algodão, ou alguma proteção confortável, para as orelhas do cãozinho no momento do banho.

Isso porque, por ter as orelhas longas e caídas, o Poodle cinza tem o lugar perfeito para o crescimento de fungos e bactérias causadoras da otite, como a Malassezia

Além disso, é importante considerar que a pelagem do Poodle cinza não é muito clara, o que dificulta a observação de carrapatos e pulgas. Sendo assim, para evitar a infestação desses parasitas, é importante que o tutor escove os pelos do cãozinho sempre que possível. Uma vez por dia é uma boa frequência.

Como deve ser a alimentação do cãozinho

O Poodle cinza precisa de alguns cuidados específicos com a alimentação. A ração oferecida a esse peludinho deve ser de boa qualidade, com as proteínas e minerais adequados para ele. 

Isso porque, rações que contém quantidade desbalanceada de nutrientes podem causar diversos problemas para a saúde do cãozinho. Por exemplo, se uma concentração elevada de proteínas, pode ocasionar urolitíase, que são os cálculos renais, por aumentar muito o Ph da urina. 

Além disso, rações que possuem baixa concentração de alguns minerais, como o cálcio, também geram grandes problemas. Nesse caso, o organismo do animal terá que transportar cálcio dos ossos para o sangue, devido à baixa suplementação dele.

Assim, essa mudança pode gerar quadros de osteoporose e a osteodistrofia fibrosa, também chamada de “mandíbula de borracha”, que é uma condição em que o osso mandibular fica macio e há perda dos dentes. 

Deve-se ter atenção, também, para a fase da vida em que o cachorrinho está. Se for um Poodle cinza filhote, as rações devem ter maior quantidade de proteínas, vitaminas e fibras para o seu melhor desenvolvimento. Além de ser mais calórica, pois nessa fase eles precisam de bastante energia!

Já os cãezinhos idosos precisam de menor caloria, pois já não usam tanta energia como antes. Porém, seus órgãos necessitam de maior quantidade de alguns minerais para o bom funcionamento, como o cálcio, fosfato e potássio. Isso vai ajudar na saúde dos ossos e coração, por exemplo. 

O Poodle cinza castrado também tem necessidades especiais. Por ter seu metabolismo mudado depois da orquiectomia ou da ovariohisterectomia, que são os nomes científicos dados a esse processo, a exigência nutricional é diferente.

Esses cachorrinhos vão precisar de menos gordura, mas maior quantidade de proteínas, vitaminas e fibras. 

Estilo + elegância = euzinha 😁

O que fazer com esse cachorrinho

O Poodle cinza da variação Gigante é um animalzinho encantador! Com ele, você pode fazer passeios ao ar livre, brincar de “esconde-esconde” ou passar o dia em uma piscina, por exemplo. 

Isso porque o Poodle Gigante, que é o precursor da raça, é um excelente nadador. No século XVI, inclusive, ele era criado por camponeses da época com esse intuito. O grande talento desse cãozinho era caçar na água.

Além disso, se você for um tutor criativo, também pode usar seus dons artísticos na pelagem do Poodle Gigante. Seus pelos volumosos, encaracolados e grossos são uma rica fonte de inspiração para tosadores.

Esse tipo da raça é a principal celebridade de concursos de tosa, tendo vários prêmios conquistados.

Além disso, temos Poodle Médio que é um cãozinho muito animado!

Juntos, vocês podem brincar de arremessar e pegar bolinhas, usar brinquedos interativos, como os que emitem sons, ou simplesmente correr na praça da cidade. O Poodle Médio está disposto a topar qualquer atividade com o seu tutor!

Como é a diversão dos pequenos

Já o Poodle Micro, vai adorar estar com a família, independentemente do que for feito. Vocês podem correr, brincar, passear pelo bairro, ou até mesmo ficar em casa com altas doses de carinho. 

De qualquer maneira, esse cãozinho vai estar muito satisfeito só de estar com as pessoas que ele ama 😍

O Poodle Toy adora chamego. É um cachorrinho muito ligado a sua família, e vai adorar estar com eles. Vocês podem passar um dia ao ar livre, na praia ou em um parque da cidade. Também é uma boa opção as brincadeiras de correr ou se esconder um do outro. O cãozinho vai adorar!

Também vale aproveitar a vantagem de que o Poodle Toy cabe em uma bolsa de mão, por exemplo. Assim, é possível levá-lo em lugares que são Pet Friendly, ou seja, que aceitam a presença de animais. Há diversos lugares que aderiram a esse conceito, como shoppings e hotéis.

Uma solução para pais ocupados 

É importante dizer que, caso o tutor não tenha tempo para fazer essas atividades com o Poodle cinza devido a uma rotina cansativa de trabalho, por exemplo, existe uma solução. A função de Pet Sitter tem ganhado muito destaque ultimamente e trata-se de um cuidador de animais.

Essa pessoa vai ser responsável por passear com o cãozinho, brincar, dar comida e banho, por exemplo. Isso se o tutor contratá-la para essas atividades, como em dias que ele precisar ficar mais dias fora de casa.

Isso porque o Pet Sitter também pode ser contratado apenas para passear com o cãozinho semanalmente. Tudo deve ser acordado entre o tutor e o profissional. Vale dizer que há sites específicos para intermediar a contratação do Pet Sitter, o que evidencia o crescimento dessa função. 

Então eu vou ter uma tia só para brincar comigo? 😍

As doenças do Poodle cinza

Um assunto que é fundamental de ser abordado é em relação às doenças que podem acometer o Poodle cinza. 

Geneticamente, os animais têm maior predisposição a desenvolver alguns problemas de saúde, o que não significa que isso vai acontecer. É apenas uma chance maior, o que possibilita que o tutor esteja mais atento aos sintomas da doença e faça um acompanhamento regular com o médico veterinário.

O Poodle Gigante, justamente devido ao seu tamanho, tem maiores chances de desenvolver osteocondrose e displasia coxofemoral. São doenças relacionadas à degeneração da cartilagem e lesão óssea por sobrecarga. 

Em contrapartida, o Poodle Médio, geneticamente, tem maior probabilidade de desenvolver quadros de epilepsia e glaucoma. No caso da epilepsia, as crises podem ser evitadas com um tratamento solicitado pelo médico veterinário.

O glaucoma, que é um aumento da pressão ocular, que pode ser ocasionado por uma doença preexistente, também pode ser evitado se o cãozinho tiver acompanhamento com um médico veterinário oftalmologista. 

Em relação ao Poodle Micro, a principal preocupação é sobre o hiperadrenocorticismo. É preciso estar atento aos sintomas, que são aumento do volume abdominal, queda de pelos (alopecia), aumento da fome (polifagia), frequência cardíaca lenta (bradicardia) e baixa temperatura (hipotermia). 

O Poodle Toy, também devido ao seu tamanho, pode desenvolver o quadro de luxação patelar, que é bastante comum em cães de pequeno porte. Acontece por deslocamento da patela no período de crescimento, causando dor e inchaço. 

O preço da companhia do Poodle cinza

Os valores para ter um Poodle cinza na família vão depender da variação da raça. Por exemplo, um Poodle Gigante pode chegar a ser vendido por R$ 6.000,00. 

O Poodle Médio, que é o mais popular entre os tutores, tem o valor de R$ 800,00, aproximadamente. 

Já o Poodle Micro pode ser vendido por cerca de R$ 1.000,00. A fofura que é o Poodle Toy pode ser levada para a sua casa por cerca de R$ 2.000,00. É importante lembrar que esses valores podem variar de acordo com a idade do animalzinho, os filhotes sendo mais caros, e com o lugar da compra.

É fundamental que o futuro tutor procure Pet Shops legalizados, que emitem os documentos necessários do cãozinho, como carteira de vacinação, e tenham aval para funcionamento.

Dessa maneira, evita-se contribuir com lugares clandestinos, que usam esses animaizinhos de forma errada visando aos lucros.

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário para a gente! E não deixe de acompanhar o Viva Poodle! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *