Lhasa Apso com Poodle: Conheça o Lhasapoo

O Lhasa Apso com Poodle, também chamado de Lhasapoo, é resultado do cruzamento entre um Lhasa Apso e um Poodle Toy. Esse mesticinho tem encantado cada vez mais pessoas com a sua fofura. Mas, antes de conhecermos um pouco mais do Lhasapoo, que tal saber um pouco mais sobre suas raças de origem?

Lhasa Apso

Lhasa Apso
Acabei de sair do salão, gostaram? 💇‍♀️

O Lhasa Apso é um dos cães pequenos preferidos de quem quer um animal de estimação em casa, mas tem um espaço pequeno. Isso porque, com sua pelagem longa, orelhas finas e latido característico, é um verdadeiro cão de guarda e um excelente amigo.

A raça há muito tempo era considerada mística e sagrada. Hoje, a raça confunde muitos com seus amigos da raça Shih Tzu, mas algumas características físicas, como instinto protetor e temperamento forte, tornam o Lhasa Apso um animal de estimação único.

Apesar de ser um cãozinho de pequeno, especialistas dizem que o Lhasa Apso não faz ideia do seu tamanho e por isso se sente um gigante. Isso porque, seu temperamento superior é dotado pelo instinto de guardião do animal de estimação, que teve origem no Tibete junto com monges e nobres.

Desse modo, a liderança também é um dos seus pontos fortes.

Poodle

Poodle

A raça Poodle é cheia de particularidades que os fazem pets únicos. Isso porque, a raça está em 2° lugar no ranking por sua inteligência. Além disso, não é novidade que sua pelagem enrolada e sua personalidade carinhosa, fazem com que a raça seja famosa mundialmente.

Além disso, o Poodle possui quatro portes: Gigante, Médio, Toy e Anão. Todos os portes são uma versão fofa dos Poodles. Por fim, a raça é extremamente obediente e treinável.

Origem do Lhasa Apso com Poodle

Lhasa Apso com Poodle: Lhasapoo

A raça Lhasapoo pode ter existido naturalmente por muitos anos, mas os criadores de cães começaram intencionalmente a misturar Lhasa Apsos com Poodles cerca de 10 a 20 anos atrás, provavelmente na América do Norte.

Os criadores queriam misturar as duas raças progenitoras para diminuir os problemas respiratórios devido ao nariz curto do Lhasa Apso e criar uma raça perfeita para quem sofre de alergias, adicionando a pelagem hipoalergênica dos Poodles. À medida que a demanda por esses filhotes adoráveis ​​aumentou, eles começaram a criar o Lhasapoo.

Características do Lhasa Apso com Poodle

A pelagem do Lhasapoo geralmente é uma mistura da pelagem e da cor dos pais Lhasa Apso e Poodle. Desse modo, pode-se encontrar a raça em diversas cores, como preto, branco, cinza, damasco e creme.

Às vezes, sua pelagem possui uma única cor, mas geralmente as cores são misturadas, o que os tornam ainda mais fofos.

Além disso, geralmente, os Lhasapoo possuem pelagem encaracolada e curta, ou longa e lisa, tudo depende da genética de seus pais.

Como vimos, o Lhasapoo é considerado uma raça hipoalergênica, o que os fazem uma excelente opção de pet para quem sofre de alergia.

Temperamento e personalidade do Lhasa Apso com Poodle

Lhasa Apso com Poodle

Muitos amantes do Lhasapoo descrevem a personalidade desses cães como muito protetores brincalhões. Isso porque, os Lhasa Apsos são historicamente conhecidos ​​como cães de guarda.

Desse modo, os Lhasapoos tendem a herdar alguns latidos enquanto desempenham seu papel de protetores. Além disso, a raça costuma ser bastante ágil, e adora correr e brincar ao ar livre e participar de jogos e gincanas.

Por outro lado, do mesmo modo que o Lhasa Apso é bastante protetor em relação aos seus donos, o Lhasapoo tende a herdar esse traço. Desse modo, ele pode ser um tanto quanto arredio quando se trata de socialização com estranhos. Por isso, a introdução de uma nova pessoa ou pet deve ser feita de maneira gradual.

Portanto, se você recebe visitas com frequência na sua casa, ou pretende adotar novos bichinhos de estimação, deve incentivar a socialização desde cedo para ter um cãozinho mais sociável.

Outra característica da raça, é que eles buscam agradar seus donos frequentemente. Portanto, utilizar a recompensa alimentar é uma boa forma de exercitar seu Lhasapoo e ensiná-los a obedecer.

O Lhasapoo é um excelente animal de companhia, ideal para famílias grandes e pequenas, devido à sua natureza naturalmente adaptável. Eles também são uma ótima opção para os idosos, já que os cães são pequenos e adoram passar muito tempo se aconchegando.

Por formarem um vínculo tão forte com o anfitrião, infelizmente não são ideais para quem ficará longe por um longo período de tempo. Isso porque, os Lhasapoo ficam ansiosos facilmente e podem ser destrutivos se deixados sozinhos ou em perigo.

Cuidados com o Lhasa Apso com Poodle

A raça Lhasapoo não costuma dar muito trabalho, em geral, mas uma coisa a se observar é a pelagem do cachorro. Para manter a pelagem do seu cão bonita e saudável, ele deve ser escovado diariamente e banhado uma ou duas vezes por semana.

Ao mesmo tempo, também é importante procurar sinais de alergias ou dermatites na pele do animal, problema comum na raça.

Em relação à higiene do Lhasapoo, o cão deve ter os dentes escovados pelo menos 3 vezes por semana para prevenir o tártaro e outros problemas bucais. Outros cuidados básicos, como corte de unhas e limpeza de ouvidos, também podem ser incluídos na sua rotina.

Além disso, o acompanhamento veterinário é fundamental para entender a saúde do Lhasapoo, que tem predisposição genética a certas doenças, como a atrofia progressiva da retina.

Saúde do Lhasa Apso com Poodle

Lhasa Apso com Poodle

No geral, esta é uma raça muito saudável, sem complicações graves de saúde. Algumas alergias podem ser observadas com mais frequência. Desse modo, cuidados com a dieta, banhos regulares com xampus especiais e controle mensal de pulgas e carrapatos podem ajudar a prevenir esses problemas.

O Lhasapoo pode ser afetado por algumas doenças genéticas. As mais comuns são: atrofia retiniana progressiva, que pode levar à cegueira se não for diagnosticada precocemente, e displasia renal cística congênita, na qual os rins são menores e de formato irregular do que o esperado.

Por isso, o animal deve ter acompanhamento veterinário desde filhote para garantir o bom funcionamento de todo o seu organismo. Estudos genéticos e pesquisas sobre o canil escolhido podem ajudar, e muito, a prevenir problemas genéticos.

Alimentação

Uma dieta Lhasapoo ideal deve ser formulada para cães pequenos com porção moderada. Eles geralmente não são propensos à obesidade, mas você deve manter um horário regular de alimentação e não deixar comida durante o dia. Certifique-se também de limitar a quantidade de petiscos e sachês.

Como todos os cães, as necessidades nutricionais do Lhasapoo mudam desde a fase de filhote até a idade adulta e continuam até a velhice. Por isso, o tutor deve pedir conselhos ao seu veterinário sobre a dieta de um Lhasapoo, pois os cães variam muito, incluindo peso, energia e saúde, para fazer recomendações específicas.

Como adotar um Lhasapoo

Lhasa Apso com Poodle

Depois de conhecer todas as características de um Lhasapoo, você pode ficar tentado a adotá-lo como membro de sua família. Porém, apesar de ser um mestiço muito popular, não é uma raça muito comum, por isso encontrar um Lhasa Apso com Poodle para adoção pode ser um pouco difícil.

Você pode procurar associações especializadas em raças, protetores, canis, abrigos ou fundações. Em todos esses casos, o ideal é entrar em contato e perguntar se eles têm um Lhasapoo esperando por um tutor. Caso contrário, você pode pedir que eles informem quando tiverem.

Ao adotar um filhote ou adulto Lhasapoo é importante levar em consideração seus cuidados e necessidades, pois você deve levar em consideração que o Lhasapoo é uma raça dependente e não pode ser deixado sozinho em casa por longos períodos de tempo.

Finalmente, você também pode procurar por petshops e canis que vendam o Lhasapoo. Além disso, vários sites permitem que a raça seja comprada e adotada.

Porém, você deve ficar atento de onde vem o seu filhote e, se possível, visitar o local e certificar-se de que o cão está sendo bem cuidado antes de comprá-lo ou adotá-lo.

Considerações finais

Lhasa Apso com Poodle

Hoje, nós do Viva Poodle, te apresentamos essa raça híbrida fofa e encantadora. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo.

Mas, conta pra gente, o que você mais gostou no Lhasapoo? O que mais quer ver aqui no Viva Poodle?

Um abraço e até a próxima!

4 comentários em “Lhasa Apso com Poodle: Conheça o Lhasapoo”

  1. Boa tarde a todos… Estou para adotar meu cãozinho agora em Abril. Aguardando somente o desmame… Estou ansioso… Gostei de todo o POST, vcs estão de parabéns…

  2. A minha está com 15 anos e só descobri agora que ela é desta raça. Estou louca para ter mais uma bebê desta raça, pois é muito especial.

  3. Eu tbm tenho um cão ‍ com essas misturas de raça.
    O Billy é gigante e cheio de energia, muito treloso tbm.
    É amável e gosta muito de brincar.
    Arengueiro não pode ver outro cão ou um gato que quer logo ir pra cima brigar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *