Saiba tudo sobre o Poodle com Vira-lata

Atualmente, existem uma infinidade de raças híbridas. Dentre elas está a mistura do Poodle com o Vira-lata, uma mistura fofa e interessante!

Mas, antes de conhecer um pouco mais sobre essa mistura curiosa, vamos conhecer um pouco mais sobre o Poodle e o Vira-lata. 

Poodle 

Poodle
Espelho, espelho meu, existe alguém mais sorridente do que eu? 🥰

Os Poodles são cães muito inteligentes, cheios de energia e senso de humor. Desse modo, os Poodles são uma das raças de cães mais populares. Além disso, o Poodle foi criado há mais de 400 anos para ser um cão de caça de patos, e sua pelagem grossa e encaracolada ajuda a proteger contra o frio.

Sua capacidade atlética e vontade de agradar seus donos os tornam caçadores perfeitos.

Embora oficialmente atribuído à França, suas origens são altamente contestadas. França, Itália e Alemanha estão disputando o local de nascimento desta raça amplamente divulgada e admirada. De fato, a hipótese mais confiável parece reconectar as origens do Poodle com o Barbet, raça descrita e mencionada em numerosos escritos desde o século XVI. Na época, era bastante comum na França.

Por fim, os Poodles possuem três variações de tamanho: Poodle Toy, Poodle Micro, Poodle Médio e Poodle Gigante.

Os Poodles foram criados como cães de companhia pela primeira vez nos Estados Unidos no início de 1900, especialmente para aqueles que viviam em apartamentos ou espaços menores, visto que antes eles eram criados apenas como cães de caça.

Além disso, a raça ganhou reconhecimento pela primeira vez através do American Kennel Club em 1886, e o American Poodle Club foi formado uma década depois. Atualmente, os Poodles são muito populares entre os donos de animais.

Vira-lata

Vira lata
Tomando um sol, quem não gosta né? 😎

O Vira-lata está em todo lugar e sempre cheios de alegria e amor pra dar, não é mesmo? Também chamados de SRD (Sem Raça Definida), o Vira-lata é um dos cachorros favoritos dos brasileiros. 

O pet não tem uma história definida ainda, visto que o Vira-lata é fruto de diversas raças. Além disso, a árvore genealógica dos SRD variam de acordo com a forma com que ele foi criado, quem são seus pais, etc. 

Em geral, porém, pode-se dizer que os cães mestiços têm a mesma origem de todos os cães: são descendentes de lobos selvagens e primos de raposas. Ainda assim, é difícil definir suas origens, pois desde que existem cães domésticos há diversos exemplos de mistura de diferentes raças.

Mas uma coisa é quase certa: a origem do nome. Acredita-se que a palavra Vira-lata surgiu do fato de que muitos deles viviam (e frequentemente viviam) nas ruas e muitas vezes eram vistos vasculhando latas ou sacos de lixo em busca de comida em sua luta para sobreviver.

Origem Poodle com Vira-lata

Poodle com Vira lata
Como assim, Júlio? Cara de bravo? É assim que faz? 😏

O Poodle com Vira-lata surge a partir do cruzamento desses dois pets e suas características podem variar de acordo com a genética de seus pais. No entanto, é necessário evitar o cruzamento do Poodle com animais maiores (exceto o Poodle Gigante).

Isso porque, a diferença de altura não só dificulta e impossibilita o acasalamento, como também põe em risco a saúde dos cães.

Se um Poodle é naturalmente acasalado com um macho maior e a Poodle ficar prenha, é uma gravidez de alto risco. Afinal, uma linda Poodle tem seus órgãos reprodutivos prontos para carregar um cachorrinho do tamanho dela.

Características do Poodle com Vira-lata

Bom, como vimos acima, as características de um Poodle com Vira-lata depende muito de como eram seus pais. Mas, geralmente, a raça híbrida tende a ser de pequeno a médio porte, com raras exceções para grande porte.

Além disso, as cores também não podem ser definidas, isso porque existem Poodles de diversas cores e vira-latas também. 

Temperamento e personalidade do Poodle com Vira-lata

Poodle com vira lata
Eu já disse que não estou de bom humor hoje, Joana. 😤

O temperamento do Poodle com Vira-lata é uma fusão amorosa e especial das raças. Então, vamos começar falando do temperamento do Poodle: Os Poodles são geralmente inteligentes e leais, mas também podem ser travessos.

Além disso, eles são muito brincalhões e adoram agradar seus tutores, o que beneficia seu treinamento. Se exercitados e treinados adequadamente, eles podem ser animais de estimação muito calmos e cooperativos. 

Por fim, outro traço dos Poodles é que eles são muito protetores com sua casa e família, tornando-se ótimos cães de guarda e podem até atacar qualquer um que se aproxime de casa.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o temperamento do nosso velho companheiro, Vira-lata: Embora não haja um padrão definido de como os vira-latas se comportam, se você souber quais raças se originaram do seu peludo, poderá tentar discernir a personalidade de um cão. 

Isso porque, se duas raças com personalidades mais calmas e pacíficas forem misturadas, há uma chance maior de que o Vira-lata herde esse comportamento de seus pais. Mas, em alguns casos, podem ocorrer cruzamentos entre raças com temperamentos conflitantes. 

Nesse caso, é difícil prever qual será a personalidade final. Em geral, porém, os Vira-latas tendem a ser muito calmos e dóceis, e geralmente não muito agressivos, a menos que você queira irritá-lo.

Cuidados com o Poodle com Vira-lata

Como o nosso cãozinho híbrido não tem origem clara, ele pode ter problemas inesperados. Portanto, o Poodle com Vira-lata deve ser tratado com o mesmo cuidado que qualquer outra raça.

Bem como vacinação, desparasitação, banho regular, escovagem do pelo, escovagem dos dentes, caminhadas frequentes, exercício regular, cuidados de higiene, corte das unhas, etc. Outro tipo de cuidado que os veterinários costumam recomendar diz respeito à castração.

Isso porque, como as fêmeas híbridas são fáceis de reproduzir e entram no cio com frequência, você pode querer considerar a castração. Afinal, uma fêmea pode ter até oito filhotes por gestação.

Além disso, castração também é indicada para amenizar os casos de piometria (inflamação uterina grave que afeta a vida da cadela e em casos mais graves leva à morte), que pode ser prevenida com cirurgia.

Saúde do Poodle com Vira-lata

poodle com vira lata
De 0 a 10, qual é meu nível de arteira, olhando pela minha carinha? 😝

Os cães híbridos costumam ter saúde de ferro! Visto que eles não sofreram interferências humanas em suas cruzas. Mas, claro, é sempre bom ficar atento a algumas condições comuns dependendo do porte do seu Poodle com Vira-lata. 

Se ele for mais velho, fique atento a problemas nas articulações, como displasia coxofemoral. Por outro lado, se seu Poodle com Vira-lata for pequeno, é uma boa ideia ficar atento a coisas como obesidade.

Além disso, existem algumas predisposições genéticas a doenças que a mistura pode herdar do Poodle. As mais comuns são: 

Quadril: A displasia do quadril é uma deformidade da articulação do quadril. Então, se seu cãozinho começar a mancar, fique de olho e leve seu cão ao veterinário.

Olhos: A Atrofia Progressiva da Retina (PRA) é um termo geral usado para designar uma variedade de condições que causam problemas oculares que podem levar à cegueira. Nos Poodles, os tipos mais comuns são catarata e entrópio (quando a pálpebra vira para dentro, vira o globo ocular). Por isso, é muito importante fazer exames oftalmológicos regulares para a raça.

Pele: Do mesmo modo, os Poodles podem desenvolver dermatite e descamação da pele. Desse modo, é importante que o tutor fique sempre atento. 

Glândulas: A doença de Addison (insuficiência adrenal primária) pode fazer com que as glândulas renais encolham. Acredita-se que tenha um forte componente genético em muitas raças, mas é mais comum em Poodles. Os sintomas incluem depressão, perda de apetite, vômitos, diarréia, perda de peso, fraqueza, tremores e/ou desmaio.

Coração: Por fim, os Poodles podem apresentar uma série de condições genéticas no coração. Os sintomas podem incluir cansaço, tosse e dificuldade para respirar. Fique ligado!

Socialização do Poodle com Vira-lata

Por não ter comportamento normativo, seu Poodle com Vira-lata dotado pode precisar de treinamento de obediência e socialização. Esse cuidado começa com o filhote, acostumando-o com a presença de crianças e outros animais.

Um detalhe muito interessante e positivo é que, tanto os Poodles quanto os Vira-latas são muito inteligentes e tendem a aprender lições comportamentais rapidamente e entender a hierarquia dos mentores.

Então, comece esse trabalho desde cedo e respeite o tempo de aprendizado dos animais. 

Higiene Poodle com Vira-lata

Poodle com Vira lata
Olhando pro nada, pensando em tudo. 😅

Banho

Para garantir a saúde do seu pequeno, mantenha sempre em dia os cuidados com a higiene. A frequência dos banhos varia de animal para animal, mas pelo menos uma vez ao mês é o mais recomendado.

Higiene das orelhas

Além disso, mantenha as orelhas do seu cão sempre limpas. Desse modo, a área deve ser verificada regularmente e limpa com produtos prescritos pelo seu veterinário, se necessário. Assim seu pet terá mais conforto e qualidade de vida!

Cuidado com os dentes 

Lembre-se de escovar os dentes do seu pet pelo menos duas vezes por semana. Isso porque, o cuidado com os dentes pode proteger os animais de problemas como tártaro e formação de bactérias, além de prevenir doenças graves e mau hálito. 

Escovação 

Como dissemos, a pelagem do Poodle com Vira-lata também não segue um padrão. Por isso, é quase impossível determinar cuidados específicos para cada peludo. O ideal é consultar o veterinário do seu pet, que poderá indicar os principais hábitos adequados.

Independentemente disso, os cães de pelo comprido devem ser escovados com mais frequência para evitar o acúmulo de pelos mortos e emaranhados.

Animais de pelo curto também precisam ser escovados de vez em quando. Em ambos os casos, é importante usar um pente específico para o tipo de pelagem.

Alimentação do Poodle com Vira-lata

Outro fator importante a se considerar é a alimentação do seu Poodle com Vira-lata. Isso porque, a alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar de cada cachorro.

Não é diferente com um cão híbrido, por isso é importante escolher a ração certa para a dieta do seu animal. Então, o ideal é que você consulte seu veterinário e determine a alimentação ideal para seu melhor amigo. 

O Poodle com Vira-lata é destruidor? 

Talvez eles sejam. Isso porque, tanto o Poodle quanto o Vira-lata possuem alta inteligência e podem aprender bons hábitos e más atitudes. 

Além disso, eles tendem a ser mais calmos e tranquilos se forem bem treinados, mas deixá-los sozinhos por longos períodos de tempo ou sem muita atenção pode torná-los verdadeiros destruidores.

Visto que eles amam e precisam de companhia. Além disso, esses cães podem sofrer de ansiedade de separação, uma síndrome emocional e comportamental causada por ficar muito tempo sozinho.

Como adotar um Poodle com Vira-lata

Depois de conhecer todas as características de um Poodle com Vira-lata, você pode querer adotar um, não é mesmo? No entanto, apesar de ser um cruzamento muito popular, não é uma raça muito comum, por isso encontrar um Poodle com Vira-lata para adotar pode ser um pouco difícil.

Mas, você pode procurar em alguns sites, páginas e perfis de amantes de Poodle com Vira-lata nas redes sociais. 

Ao adotar um filhote ou um Poodle com Vira-lata adulto é importante considerar seus cuidados e necessidades para garantir uma vida de qualidade e alegria. 

Considerações finais

Poodle com vira lata
Você disse passear, mamãe? 😍😍😍

Hoje, você conheceu um pouco mais dessa mistura fofa do Poodle com Vira-lata! Nós, do Viva Poodle, esperamos que você tenha gostado e que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer dúvidas e sanar suas curiosidades. 

Mas, e aí, o que você mais gostou do Poodle com Vira-lata? O que mais você quer ver aqui no Viva Poodle? Conta pra gente!

Abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *